Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Alimentos que acabam com a barriga


Os alimentos abaixo têm efeito "seca barriga":

Iogurte: excelente para reduzir gases, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável, pois regulariza o funcionamento do aparelho digestivo. As bactérias saudáveis eliminam o excesso das nocivas, geradas por maus hábitos alimentares, o que ajuda a desinchar o intestino – e a barriga também.

Pêra: suaviza a irritação do trato digestivo, agindo em colites, na síndrome do intestino irritável e reduzindo a produção excessiva de gases. Rica em pectina, estimula o intestino. Por ser rica em potássio, tem boa ação diurética. Ou seja, desincha.

Maçã: reduz a acidez e os sintomas da síndrome do intestino irritável. Seu alto teor de pectina ajuda a acelerar o trânsito intestinal, evitando a formação de gases. Também tem ação diurética, prevenindo a retenção de líquidos.

Melão, melancia, abacate, banana e manga: riquíssimos em potássio, têm excelente efeito diurético.

Água-de-coco: fonte de potássio e diversos minerais, tem outros dois efeitos: é diurética e anti-irritante da mucosa do intestino.

Pepino: possui ação diurética, ajudando a perder peso quando há retenção de líquidos, e auxilia na eliminação de toxinas. Fonte de diversos minerais como potássio, cálcio, manganês e enxofre.

Aipo/salsão: ação diurética por seu alto teor de potássio.

Agrião: estimula a digestão e reduz gases. Age também nos rins e bexiga, facilitando a eliminação de líquidos. Fonte de potássio, magnésio e cálcio.

Cenoura: rica em potássio, tem efeito diurético e funciona como um remédio para a colite, para a síndrome do intestino irritável e para os gases.

Limão: tem ação diurética, acelerando a eliminação de líquidos e toxinas pelos rins.

Beterraba: tem suave ação laxante e é rica em potássio.

Ervas (alecrim, salsa, coentro, manjericão): têm ação diurética, ajudam a digestão e aliviam gases.

Especiarias (como canela, pimenta e gengibre): melhoram a digestão e reduzem gases.

Chás (erva-doce, hortelã, menta, camomila, verde, branco, cidreira): aceleram a digestão e reduzem a formação de gases.

Azeite: diminui a retenção líquida, abaixa o índice glicêmico e diminui inflamações.

Fonte: Revista Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário