Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cuide do corpo e mantenha a saúde em equilíbrio


Hábitos de higiene são importantes para a manutenção da saúde. Há inúmeras doenças que são favorecidas pela falta de higiene, tais como dermatoses, impetigo, larva geográfica, micoses, doenças de pele.
Nosso corpo contém glândulas responsáveis pela eliminação do suor. Através da transpiração, o nosso corpo elimina o excesso de calor e mantém a temperatura em equilíbrio.

CUIDADOS COM O CORPO
Nosso corpo mantém glândulas responsáveis pela eliminação do supor. Através da transpiração, nosso corpo elimina o excesso de calor e mantém a temperatura em equilíbrio.

Como evitar o odor do suor
A ação das bactérias sobre o suor provoca  o odor desagradável.
- Recomenda-se banhos diários utilizando esponja e sabonetes lavando principalmente a região das axilas, genitálias, pés;
- fazer uso constante de desodorantes;
- manter as roupas limpas.

Transpiração dos pés
Os pés transpiram e merecem atenção.
O chulé é caracterizado pelo odor intenso e desagradável dos pés que decorre da ação de bactérias que degradam o suor. O odor pode ser agravado pelo uso de sapatos fechados e/ou meias sintéticas.

Cuidado com os pés
- Evitar andar descalço;
- usar meias de algodão;
- manter os sapatos limpos e secos.

Cuidados com os cabelos e pêlos
Os cabelos devem estar sempre limpos e bem cortados e barba feita. Cabelos sujos, geram mau cheiro, coceira e está sujeito a infestação, por parasitas, tais como piolho e chato.
Os cabelos devem ser lavados, no mínimo, três vezes por semana. O cabelo limpo, cheiroso e bem aparado dá mais beleza ao rosto.

Cuidados com as unhas
Procure manter as unhas sempre limpas e aparadas, pois as unhas compridas facilitam acúmulo de sujeira veiculando bactérias.

Cuidados com as mãos
As mãos devem estar sempre limpas.
Lave as mãos:
- Antes e após o usos do banheiro;
- antes das refeições;
- antes, durante e após cozinhar;
- assim que chegar em casa;
- após contato com dinheiro;
- após manusear o lixo;
- depois de brincar com animais;
- e sempre que notar que estejam sujas.

HIGIENE BUCAL
Após as refeições ficam resíduos alimentares nos dentes e língua, esses resíduos são propícios ao desenvolvimento de bactérias que comprometem a saúde bucal. Ocorre a formação de ácidos que atacam o esmalte dos dentes e propiciam o desenvolvimento de cáries.
Com hábitos de higiene adequados, seus dentes ficam limpos e livres dos resíduos alimentares, a gengiva permanece saudável, e evita-se o mau hálito.
Cuidados diários com a saúde bucal, tais como o uso correto do fio dental e uma boa escovação ajudam a prevenir problemas dentários.

Recomendações
- Escovar muito bem os dentes e usar fio dental diariamente;
- evite comer guloseímas entre as principais refeições;
- tomar água potável;
- usar creme dental com flúor.

Escova dental
Prefira escova com cerdas macias ou extra-macias e pontas arredondadas para remover os resíduos alimentares sem traumatizar a gengiva. O cabo deve ser reto e a cabeça pequena para facilitar a escovação e higienização adequada.

Fio dental
Para uma higiene bucal completa, utilize o fio ou fita dental com o objetivo de remover os resíduos de alimentos que ficam no espaço entre os dentes.
Beijos, Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário