Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que é Coenzima Q10?



Nutriente essencial

A ubiquinona, uma coenzima chamada de Q10, é um nutriente essencial para a contínua produção de energia em cada célula do organismo e tem como objetivo a prevenção e tratamento de doenças do coração. Também reforça o sistema imunológico e retarda o processo de envelhecimento e tratamento de hipertensão arterial.

Uma substância natural, semelhante à vitamina, produzida pelo corpo, mas essa produção decresce à medida que a idade avança. Após os 30 anos, a quantidade fabricada pelo organismo é tão pequena que o nutriente se torna essencial, pois as células não obtêm a quantidade suficiente de coenzima Q10.

Ela está sendo apontada pelos cientistas como um novo e poderoso antioxidante e seu uso indicado para melhorar o funcionamento cardíaco.

Fora do organismo, a ubiquinona é encontrada em alimentos como sardinha e cavalinha, óleo de soja, nozes, fígado de boi e amendoins. Nenhum alimento fornece quantidades significativas desse nutriente, portanto, teríamos que ingerir em enormes quantidades para conseguir um efeito real.Contudo, deve-se manter como suplemento.

Indicações: Ajuda as células do coração a funcionar com mais eficiência, aumentando a capacidade de bombeamento do coração. Ajuda a reciclar a vitamina E no organismo, além de intensificar a sua potência. Também trata a falência renal, elimina efeitos colaterais de drogas para insuficiência cardíaca, combate o estresse e protege a mitocôndria, evitando doenças degenerativas do cérebro, como a perda gradual de memória, a doença de Alzheimer.

Dosagem recomendada: A dose geral é de 50 mg, duas vezes ao dia. Doses mais altas, 100 mg, duas vezes ao dia, podem ser úteis nos problemas cardíacos e circulatórios, na doença de Alzheimer e em outros casos específicos.

Utilização: Ingerir o comprimido de manhã e à noite, de preferência com alimentos oleosos para melhorar a sua absorção. O uso da coenzima Q10 deve se estender por um período relativamente longo, pois podem passar-se oito semanas ou mais até se notarem os resultados.

Efeitos colaterais  A maior parte dos estudos sugere que o suplemento é inofensivo, mesmo em grandes doses. Em casos raros, pode causar perturbações do estômago, diarreia, náuseas ou perda de apetite. Não há notícias de efeitos colaterais nocivos relacionados a esse nutriente.

Fonte: O que a dieta ortomolecular pode fazer por você
Beijos, Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário