Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

À flor da pele


A medicina permite hoje viver mais, até 80, 90 ou mesmo 100 anos, mas envelhecer ainda é inevitável. Quando o assunto é beleza, mesmo que não seja possível mudar o tempo, pelo menos podemos retardar seus efeitos.

Assim como todos os órgãos do corpo, a pele também envelhece naturalmente, perdendo a elasticidade e a luminosidade. Ela fica flácida, aparecem sulcos e depois rugas. fatores externos, como stress, o fumo e, principalmente, o sol, aceleram o processo. O sol é responsável por 70% do envelhecimento da pele. As rugas e as linhas de expressão, causadas pela movimentação dos músculos da face, aparecem mais cedo ou mais tarde dependendo do tipo de pele e os hábitos de vida de cada um. O lado positivo da história é que hoje inúmeros tratamentos e cosméticos permitem manter a pele bonita por mais tempo.

Hormônios contam
Os primeiros sinais do tempo começam a aparecer a partir dos 20 anos. Ao redor dos olhos e da boca, surgem finas marcas de expressão. Por isso, a partir dos 15 anos é bom começar a prevenção. Para retardar o envelhecimento, use protetor solar diariamente e evite tomar sol em excesso.

Por volta dos 30 anos, a pele perde sua firmeza e elasticidade em razão das alterações hormonais. O tratamento nesse ponto visa estimular as funções da pele e devolver sua vitalidade.

Com a queda da produção hormonal, principalmente quando se aproxima a menopausa, há uma diminuição da taxa de estrogênio, afetando a quantidade de colágeno e elastina. A falta dele, portanto, afeta a sustentação da pele.

As glândulas sebáceas, responsáveis pela hidratação da pele, também diminuem sua atividade com  a idade, e a pele perde a sua capacidade de reter água. A renovação celular também fica prejudicada.

A partir dos 60 anos, as funções da pele já estão bastante comprometidas. Com isso, as rugas se acentuam. Nesta idade, a recuperação natural da pele é mais complicada. A melhor opção são os produtos e métodos para suavizar as linhas de expressão.

Cosméticos aliados
As prateleiras das perfumarias estão cheias de produtos que prometem acabar com as rugas.A eficácia deles vai depender dos princípios ativos que contenham. Portanto, fique atento na hora de escolher o seu. Dos 15 aos 25 anos, a mulher deve usar hidratantes com vitaminas, antioxidantes e filtro solar. Dos 25 em diante, hidratante associado a elementos restauradores.

Para evitar as marcas do sol, além do filtro solar, é importante que o produto tenha vitaminas A, E e C mais substâncias antioxidantes. Isso porque os raios do sol são os principais produtores de radicais livres (RL), que alteram o colágeno e envelhecem a pele. Os antioxidantes têm a função de combater os RL, evitando assim os danos que eles causam.

Alguns cosméticos também apresentam ácido glicólico, que funciona como clareador da pele. O papel restaurador fica por conta de ativos como kinetina, idebenona, ácidos alfa-lipóico e coenzima Q10.

Já os cosméticos anti-rugas comercializados nas perfumarias agem contraindo as fibras da derme, reduzindo a flacidez da pele e amenizando as rugas já existentes. Estes produtos apresentam bons resultados, mas os efeitos costumam desaparecer quando o uso é interrompido. Por isso, são chamados de tratamento Cinderela.

Troque de pele
Por sua capacidade de rejuvenescer a pele, o laser tornou-se uma das melhores armas da dermatologia contra as marcas do tempo. No caso de rugas e cicatrizes de acne, utiliza-se também a luz intensa pulsada, que age como o laser, porém é menos agressiva. A luz atravessa as primeiras camadas e chega à derme, onde estimula a formação de colágeno, recuperando parte de sustentação da pele.

Para o peeling facial, a luz facial é aplicada na pele, onde vai interagir com a água das células, aquecendo-as até que sejam vaporizadas. Assim a pele descama, promovendo uma renovação celular. Mas, para se submeter a esse procedimento, não se deve estar bronzeada. Como a luz é programada para atingir pigmentos, os resultados são melhores em pessoas de pele clara, em que manchas não são visíveis.

No peeling químico, que tem o mesmo objetivo, o dermatologista aplica uma solução química no rosto, no pescoço, no colo ou nas mãos, provocando a sua descamação e o surgimento de uma pele nova, mais lisa e homogênea que a antiga. Linhas de expressão, manchas de sol ou de idade, sardas e até algumas cicatrizes de acne podem ser suavizadas com o peeling químico ou a laser. Mas, apesar de estimular a produção de colágeno e rejuvenescer a pele, ele não age contra a flacidez.

Após algumas sessões, é normal sentir ardência no rosto, que pode também apresentar vermelhidão por alguns dias. Como a nova pele é mais sensível do que a anterior, ficar longe do sol e usar protetor solar com FPS elevado são cuidados obrigatórios depois do tratamento.

O queridinho anti-rugas
Já faz alguns anos que a toxina botulínica (botox) caiu nas graças da medicina estética e dos pacientes que querem se ver livre das rugas. Não é para menos. Basta uma injeção para amenizar as marcas do tempo por até 6 meses. A toxina, que na verdade são proteínas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, bloqueia a liberação de acetilcolina, substância que ajuda na contração da fibra muscular. O bloqueio interfere na capacidade dos músculos de se contraírem, relaxando-os temporariamente e suavizando as linhas de expressão.

Ele é indicado para a área dos olhos, testa, lábios e queixo, porém é mais eficaz quando as linhas não são muito acentuadas e a pele é fina e delicada. O sucesso da aplicação depende da experiência do profissional, da diluição correta e do maneseio do produto. O desafio é conseguir suavizar as rugas sem eliminar a expressão facial.

Mas é preciso cautela, pois existem contra indicações para a aplicação de botox:
- Pacientes com doenças neuromusculares.
- Pessoas alérgicas ao produto (antes da aplicação deve ser feito um teste).
- Pacientes em tratamento com antibióticos.

A pesquisa acima visa informar sobre os mais variados métodos entre produtos e tratamentos anti-rugas que prometem prolongar a juventude da pele. A opção é sua! Boa sorte!

Postado por: Reduca

Nenhum comentário:

Postar um comentário