Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

Cortisol x emagrecimento


O cortisol é um hormônio  que serve para controlar  os níveis de estresse, além de manter a estabilidade emocional, estimular o açúcar no sangue e criar proteínas.

O problema, como tudo na vida, é o excesso. Ter cortisol alto no sangue significa que o indivíduo está lidando com situações de estresse no seu dia a dia. E a junção destes fatores pode levar ao aumento de peso. Pois quanto maior o nível de estresse, mais cortisol é liberado na corrente sanguínea, fazendo suas glândulas supra-renais trabalharem mais. Essa sobrecarga de trabalho provoca retenção de líquidos e o acúmulo de gordura,  principalmente na região abdominal.

O excesso de gordura abdominal é perigoso, pois aumenta o risco de hipertensão, diabetes, infarto e derrame. Além disso o cortisol altera o paladar, por essa razão pessoas estressadas tendem a ingerir alimentos calóricos e gordurosos, como doces e frituras.

Para manter um equilíbrio entre o cortisol e o peso devemos seguir certas "regras":

- Coma o suficiente: faça refeições regulares que incluem equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.

- Mantenha uma atividade física regular e equilibrada, nada de exageros.

- Procure manter um sono de 8 horas, por noite. Essa é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o cortisol.

Diante do estilo de vida moderno devemos buscar meios para melhorar nossa qualidade de vida e assim manter o cortisol equilibrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário